segunda-feira, 13 de junho de 2011

A convivência entre espécies!

Ainda falando sobre o meio ambiente....


A convivência entre espécies!

O que leva uma pessoa a carregar vários sacos de lixo, entulhos, móveis velhos e jogar no barranco da estrada, próximo à cidade? Desculpem a palavra pessoa não parece adequada na frase, melhor se substituísse por “alguém” ou por “Sus-domesticus-sem-consciência-ambiental” ou sem qualquer tipo de consciência. Essa prática é muito comum, basta passar pelas saídas das cidades, principalmente as não pavimentadas e se perceberá com facilidade que existem muitos desta espécie que estabeleceram como rotina jogar lixo no ambiente dos outros.
O estranho de tudo isso que não é um ato impensado, por impulso, em que o lixo escapou das mãos ou caiu do veículo transportador. O poluidor produz o lixo, embala, carrega, escolhe um lugar apropriado por ele e impróprio para toda humanidade e se livra do seu lixo, sem a menor cerimônia. E pela quantidade de sujeira jogada dessa forma não devem agir sozinhos.
Não consigo imaginar alguém olhando para um sofá velho ou colchão e em uma ação nada exemplar pegar o objeto e desovar em algum canto, longe dele, sem pensar que naquele canto vivem Homo Sapiens.
Como se não bastasse a falta de respeito, educação, consciência ambiental, ignorância e total carência de senso de convivência, certo é que, existem órgãos e ferramentas públicas, empresas e locais disponíveis para promoverem o destino, no mínimo, mais adequado deste lixo. Então isso não serve como desculpa.
Também não serve como pretexto que “já havia um monte lá, só coloquei mais um pouco”. O monte não deveria estar lá e se está deve diminuir e não crescer.

Os estudiosos poderiam com facilidade comprovar que Sus e Homo são diferentes espécies com hábitos distintos

Dizer que não sabia o que fazer ou que não sabia que era proibido é desculpa esfarrapada e sem qualquer fundamento, salvo se deficiente auditivo, visual ou morar em outro planeta. Quando se fala, se gasta, se discute em milhares de campanhas de conscientização. Será que não viu ou ouviu nenhuma delas? Na dúvida procure qualquer órgão ambiental que vão explicar o que fazer.
Como lixo é assunto para tese de biólogos, penso que jogar lixo no quintal dos outros é claramente a interferência de uma espécie em outra. Os estudiosos poderiam, com facilidade comprovar, que Sus e Homo são diferentes espécies com hábitos distintos, que não estão convivendo bem e isso pode levar a sofrer de forma mais intensa a competição e extinção de uma delas.
O que precisamos mesmo é mudanças de cultura para promover a extinção da Sus-domesticus-sem-consciência.
Não sabe que espécie e essa? Conhece alguém?

Cláudio A Biasi - OAB RS 35.406
Disponível nos nite: http://www.cabiasi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário